ESTATUTO ACSSA

A ACSSA foi criada por decreto do Reitor-Mor em 9 de outubro de 1996 e reúne entusiastas da história empenhados em atividades de pesquisa de interesse salesiano. A sua identidade e especificidade estão especificadas no estatuto; é governado por uma presidência que inclui o diretor do ISS. De acordo com o seu estatuto, a ACSSA concebe e implementa os seus planos em estreita colaboração com a ISS.

ESTATUTO

Artigo 1.

A Associação dos Estudiosos de História Salesiana (ACSSA) tem por objetivo promover os estudos sobre a história salesiana, incentivar a pesquisa, a atualização e a colaboração entre os membros, animar a Família Salesiana do ponto de vista historiográfico, difundir o conhecimento sobre Dom Bosco e sobre as Congregações, Associações e Grupos que dele se originaram, em diálogo com instituições civis e religiosas congêneres.

Artigo 2.

A ACSSA atinge os seus objetivos através de:

para. uma conferência quinquenal e seminários intermediários

b. reuniões de membros por áreas geográficas

c. contribuições de estudo

d. organização de conferências, cursos e séries de palestras

E. promoção e recolha de fontes e memórias escritas, fotografias, rádio e televisão…

f. publicação do boletim informativo

g. qualquer outra iniciativa adequada à consecução dos objetivos estatutários.

Artigo 3.

A ACCSA foi criada por decreto do Reitor-Mor dos Salesianos, em 9 de outubro de 1996. Tem sede em Roma, na Casa Geral Salesiana, na via della Pisana 1111.

Artigo 4.

O vínculo da ACSSA com a Família Salesiana é assegurado pelo Reitor-Mor através de um dos seus delegados.

Artigo 5.

No planeamento e implementação das iniciativas a que se refere o art. 2, procede de comum acordo com o Instituto Histórico Salesiano.

Artigo 6.

1. São membros da ACSSA aqueles que, qualificados em ciências históricas ou, em qualquer caso, atuando nos diversos níveis de pesquisa, estudo e interesse salesiano, o solicitem e sejam aceitos pela Presidência.

2. Os associados devem colaborar com a Presidência, pelo menos no envio de informações e documentação salesiana.

Artigo 7.

1. A ACSSA é governada pela Presidência, composta pelo Presidente, pelo Secretário-Tesoureiro, por oito vogais e pelo diretor do Instituto Histórico Salesiano.

2. Com exceção deste último, todos os membros da Presidência são eleitos pela Assembleia de Membros por ocasião da conferência quinquenal (referida no artigo 2.º) sem especificação de funções, que são atribuídas através de eleição dentro da própria Presidência e aprovado pelo Reitor-Mor.

3. Para a eleição da Presidência, os membros presentes de cada continente propõem à Assembleia o dobro dos nomes elegíveis (por exemplo, 4 para eleger 2 conselheiros representando a África, 4 para 2 para a América, 4 para 2 para Ásia e Oceania, 8 para 4 da Europa).

3. Compete à Presidência a coordenação das actividades da Associação, a admissão de associados, a resolução de casos duvidosos de aplicação do Regulamento, o exame das demonstrações financeiras, a promoção e/ou mecenato de iniciativas locais. Os membros da Presidência, de acordo com a filiação geográfica, assumem a responsabilidade de organizar os seminários continentais intermédios.

4. As delegações locais (nacionais, regionais) da ACSSA apresentam candidatos à Presidência Central para a sua admissão na Associação.

5. Os membros da Presidência exercem funções durante cinco anos a contar da eleição e podem ser confirmados.

Artigo 8.

1. A gestão económica da ACSSA, confiada ao Tesoureiro sob a responsabilidade do Presidente, é feita de comum acordo com o delegado do Reitor-Mor.

2. A anuidade é fixada em euros e dólares.

Artigo 9.º

O Boletim Informativo anual, enviado pelo Secretário aos associados que se encontrem em dia com os seus pagamentos, garantirá a necessária ligação com a Presidência e entre os associados da ACSSA.

Artigo 10.

Qualquer modificação deste Estatuto deverá ser proposta pela Presidência, aceita pela Assembleia Geral e aprovada pelo Reitor-Mor.

Artigo 11.º

Este estatuto foi aprovado pelo Reitor-Mor dos Salesianos no dia 24 de maio de 2016.