Punti salienti della riunione dell’ACSSA Brasile – 17 giugno 2021

ENCONTRO ACSSA BRASIL 17 de junho de 2021 Participantes: 13 pessoas Prof.ª Dra.ª Maria Augusta de Castilho (BCG), Ir. Maria Edneth Brandão-Coordenadora (BRE), Pe. Osmar Orotides de Resende (BPA), Ir. Maria Imaculada da Silva (BMM), Pe. Isidoro Silva (BPA), Ir. Maria de Lourdes Macedo Becker (BAP), Ir. Leonéia Ferreira Furtado-Secretária (BRM), Ir. Nilza de Fátima Moraes-Inspetora Referente (BAP), Pe. José Paulino Godoy Júnior- Secretário (BBH), Pe. João da Silva Mendonça Filho-Coordenador (BMA), Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti-Inspetor Referente (BRE), Pe. Geraldo Adair da Silva (BBH), Ir. Célia Parintins de Campos (BRM). Ausentes: 02 pessoas Prof.° Leonardo Ferreira de Almeida (BRE), Pe. Narciso Ferreira (BSP) (Outras ausências não foram justificadas)

____________________________________________________________________________

Na modalidade online, a reunião da ACSSA seção Brasil foi iniciada às 16:00 do dia 17 de junho de 2021, com uma oração compartilhada. Os participantes apresentaram uma intenção e juntos rezaram o Pai Nosso, em comunhão com o mundo. Na sequência, Pe. João Mendonça fez memória da Ata da reunião anterior. Algumas observações foram levantadas: *Pe. Nivaldo Pessinatti pontuou que a elaboração da Revista ACSSA Brasil precisa de uma assessoria técnica para que seja assegurada a qualidade científica. Propôs que o Prof. Leonardo Ferreira preste esse serviço, por possuir uma ampla experiência. *Bem como tratou da elaboração do Dicionário Biográfico dos salesianos. *Recordou que, por iniciativa de Pe. Jairo de Matos Fonseca-Inspetoria São João Bosco, Belo Horizonte MG e colaboração de Pe. Paulo AndradeInspetoria São Luiz Gonzaga Recife RE, está em andamento a elaboração do Necrológio dos salesianos, O Necrológio poderá ser uma base para o futuro Dicionário. Foi destacado que também os Secretários Inspetoriais, Pe. Narciso Ferreira, Pe. José Paulino e outros estão empenhados nesse serviço. Assim foi considerado pertinente fazer referência à ACSSA, pois os secretários citados estão inseridos no processo e participam da Associação, o que será discutido posteriormente. Após as intervenções, deu-se início à PAUTA DO DIA.

1. Novos membros na ACSSA Brasil: Pe. João Mendonça apresentou a Prof.ª Maria Augusta de Castilho, pesquisadora, escritora e professora na UCDB/CG. O nome foi aprovado com o aval da equipe e dos Inspetores. Seguindo os mesmos trâmites, o nome do Prof.° Leonardo Ferreira de Almeida, escritor e professor universitário foi aprovado. Com a nova configuração das Inspetorias do Brasil (04), Ir. Edneth confirmou os nomes das FMA que passam a compor a nova equipe: Ir. Maria de Lourdes Macedo Becker BAP, Ir. Célia Parintins de Campos BRM, Ir. Maria Edneth Brandão, BRE e Ir. Maria Imaculada da Silva BMM.

2. Nova Inspetora Referente ACSSA/RSB: Ir. Nilza de Fátima Moraes foi apresentada por Ir. Edneth. Ir. Nilza manifestou satisfação em assumir este compromisso. Todos/as a acolheram com muito carinho, expressando as boas-vindas, bem como aos professores.

3. Sala virtual da ACSSA: Ir. Imaculada retomou a proposta feita em 2016 para constituição de uma sala virtual ACSSA Brasil, quando da presença de Ana Paula Costa e Silva na reunião (então coordenadora do CSF (Centro Salesiano de Formação). A ideia é a criação de um espaço específico de arquivo documental, conteúdos formativos, informativos, produções etc. Todo o material físico, registros produzidos pela seção ACSSA Brasil desde o Seminário Continental (2012) e da fundação, 2013 a 2016, hoje se encontra na sede da RSB, onde a ACSSA também é sediada. Os documentos digitais estão no Drop Box da RSB. Pe. Pessinatti sugeriu que p projeto seja operacionalizado de forma que dê maior visibilidade à ACSSA no espaço das várias redes dentro no site RSB, já que o CSF (Centro Salesiano de Formação) é um espaço didático e servirá como lugar de formação também para a ACSSA. O assunto será retomado na Assembleia, para que a coordenação relance a proposta.

4. Revista: A proposta é muito oportuna e foi sugerido que a RSB Comunicação seja envolvida no projeto.

5. Informativo: Que seja simples, fluido para as notícias mais imediatas.

6. Dicionário dos SDB: Poderá ser disponibilizado no espaço virtual. Os contatos serão feitos pela coordenação para os devidos encaminhamento para viabilizar os encaminhamentos e realização dos projetos propostos.

7. Nova coordenadora FMA na ACSSA Brasil: A RSB (Rede Salesiana Brasil) é a instância de referência para todos os serviços na Rede, portanto também para ACSSA. Essa, como seção é a presença da ACSSA Mundial nas várias localidades. As diretrizes para a ação da ACSSA se encontram no Regulamento, que decorre do Estatuto da ACSSA Mundial e também de acordo com os princípios da RSB. O Regulamento reza que a definição da coordenação passa pela equipe, em é feita diálogo com a RSB, logo, com os/as Inspetores/as. Assim sendo, a escolha da coordenação FMA/SDB é dialogada. As iniciativas e realizações são comunicadas à ACSSA mundial, como também à RSB, que participa diretamente da atividade da ACSSA. Nesse momento, CIB (Conferência das Inspetorias do Brasil/FMA) indicou o nome de Ir. Maria de Lourdes Macedo Becker, que foi aceita unanimemente pela equipe. Ir. Becker se manifestou, agradecendo pela confiança, Pe. João Mendonça agradeceu os serviços prestados por Ir. Edneth e deu as boas-vindas à nova coordenadora.

8. ACSSA mundial: Ir. Imaculada retomou algumas notícias: *Os trabalhos preparados para o VII Congresso Mundial serão publicados; *O Congresso sobre Dom Albera, previsto para o final deste ano, continua suspenso devido a pandemia; *Pe. Francesco Motto apresentou na plataforma Zoom, dia 19 de maio, o último Epistolário Dom Bosco, curado por ele. Momento de formativo e informativo importante; *É bom conhecer e navegar pelo site do Instituto Histórico ISS/ACSSA; *A Prof. Dra.ª da Argentina, María Andrea Nicoletti, membro da ACSSA, apresentou no dia 3 de junho, seu livro “Patagonia: misiones, poder y territorio (1879-1930)”; *A ACSSA mundial preparou um documento que foi apresentado no CG XXVIII dos SDB, que provavelmente será apresentado aos CGXXIV das FMA, sobre o futuro da Associação;

9. Publicação: Ir. Célia Parintins de Campos apresentou em uma live, seu I° Volume: “Elas tiveram Coragem, 50 anos da Memória histórica da presença significativa das FMA como carisma salesiano nos Estados do Amazonas, Pará e Rondônia”.

10. Assembleia ACSSA Brasil: Ficou confirmada (online), para o dia 9 de setembro de 2021.

11. Histórico da ACSSA Mundial/Brasil: Será apresentado na Assembleia.

12. Informativo da ACSSA, Pe. Mendonça propôs que seja simples, digital, com notícias da ACSSA e que tenha duas publicações (semestral). A ideia foi aceita.

13. Inspetoria São João Bosco – BBH: Pe. José Paulino compartilhou que, em 2022, a ISJB completará 65 anos de fundação. Será elaborado um “histórico de fatos e fotos” para o jubileu.

14. Presença dos leigos: Foi ressaltada a importância dos leigos estudiosos na equipe.

15. Abordar o tema: Pesquisadores, interesse das novas gerações e o futuro da ACSSA. Belo Horizonte, 1° de julho de 2021.