Formação para Cronistas: fundamentos e práticas para registrar, preservar e acessar a história salesiana de forma qualificada. ACSSA BRASIL – 1° de setembro a 31 de outubro

Considerações Gerais

A formação não se restringe a uma orientação, a uma cartilha sobre como fazer uma Crônica. Sua finalidade não é um diário, mas sim narrar os fatos significativos no cotidiano da vida de uma comunidade.

É necessário que seja promovido um primeiro momento de fundamentação, abordando e a importância da preservação da memória, o que é uma Crônica quanto ao conceito, o significado na realidade salesiana. A memória existe quando provocada, não tem começo nem fim, e nem implica em cronologia: ela é a experiência apreendida e presentificada (SCHEINER, 2008). É assim que os sujeitos se sentem estimulados a narrar suas histórias. Com base nessa fundamentação, o compartilhamento de experiências de redação, a releitura crítica de trechos Crônicas de alguns momentos da história, favorecerão a qualidade da mesma para que no futuro, a história seja relida com o máximo possível de veracidade.

Cada Casa Salesiana tem um (a) Cronista e os (as) Secretários (as) elaboram a Cronistoria Inspetorial. Os (as) Diretores (as) podem ter interesse em ampliar os conhecimentos sobre as Crônicas, por serem responsáveis pelo acompanhamento dos vários processos da Presença. Outras pessoas poderão se interessar ou serem convidadas para a formação sobre o tema. Há uma grande rotatividade de Cronistas nas Presenças devido às transferências de casa. Assim sendo é importante formar um número significativo de pessoas.

Grande parte das Casas Salesianas já contam com um trabalho bem sistematizado de elaboração, organização e arquivamento das Crônicas para assegurar o registro, a preservação e o acesso à história salesiana de forma qualificada.

Destinatários

Cronistas, Secretários (as) e Diretores (as) das Presenças Salesianas (sedes Inspetoriais, obras sociais, escolas, paróquias etc).

Objetivo

Contribuir para o aprimoramento da elaboração das Crônicas nas Casas Salesianas, por meio da ampliação dos conhecimentos a respeito dos fundamentos conceituais das Crônicas na realidade salesiana e da socialização de boas práticas.

Conteúdos

  • A importância da memória no contexto da história
  • Conceito de Crônica.
  • Panorama histórico das Crônicas.
  • As Crônicas na realidade
  • Estrutura da Crônica conforme orientações da Congregação/Instituto.
  • Fontes Salesianas: recursos para a memória e a história
  • Recomendações para a qualidade de elaboração das Crônicas.
  • Releitura crítica de trechos de Crônicas de diferentes períodos históricos.
  • Indicadores de qualidade das Crônicas.
  • Desafios no processo de elaboração das Crônicas.
  • Socialização de boas práticas.

Carga horária

12 horas, sendo 6 horas em encontros on-line e 6 horas por meio de estudos e atividades assíncronas.

Período de realização

1° de setembro a 31 de outubro.

Durante o período da formação serão realizados dois (2) encontros on-line, nas seguintes datas: 09 de setembro (6ª feira) e 21 de outubro (6ª feira), das 9h às 12h (horário de Brasília).

ATENÇÃO! A partir do dia 1º de setembro, os participantes terão acesso à sala virtual, no ambiente de aprendizagem da RSB, na qual serão disponibilizados materiais de estudo.

Metodologia

O curso será desenvolvido na modalidade de educação a distância, por meio de dois encontros on-line, orientações de estudo/leitura e atividades desenvolvidas pelo ambiente virtual de aprendizagem do Centro Salesiano de Formação – CSF.

1° passo: INSCRIÇÃO   –   até   dia   29/08/2022.   Link   de   inscriçãohttps://bit.ly/3yIWJvc Ao se inscrever, o participante fornecerá seu contato e-mail, criar uma senha. As orientações de acesso à sala   e   à   plataforma   Zoom   RSB   serão   enviadas   por   e-mail   e WhatsApp. Acompanhe!